Por Joaquim Manuel de Macedo (1861)
Antônio olhou para Ambrosio e Claudiano com cara de negociante agiota que encontra na praça em baixa completa as acções da companhia com que contava arranjar-se, e em sua colera nem reparou que Ambrosio tinha cara de politico ganhador que sente estar a ponto de perder a fatia de pão-de-ló que devia alimentar o seu acrysolado patriotismo, e que a cara de Claudiano fazia lembrar a do jogador a quem os parceiros dão o basta, logo depois de lhe ganharem todo o dinheiro.
Mas era preciso salvar as apparencias, e cada um dos tres, procurando fazel-o, suffocou o seu despeito o repetio o pedido de casamento á velha, deixando ouvir sublimes protestos de desinteresse e fervorosas juras de um amor violento e desinteressado.
Emfim, era indispensavel que Violante fallasse.
— Meus senhores, disse ella, eu sou sensivel á paixão que involuntariamente inspirei a tão dignos cavalheiros ; estou resolvida a casar-me com um dos senhores : a escolha porém é tão difficil que somente depois de muito reflectir conseguirei fazel-a ; rogo-lhes pois que voltem aqui no fim de 3 dias, na segunda feira: preciso, além d'isso, d'esses tres dias para tomar algumas disposições.
— Essas disposições, accrescentou Clemência, hão de importar um grande favor que vou dever á minha boa tia, e que eu desde já lhe agradeço.
Violante entendeu como poude ou como quiz as palavras da sobrinha, e os tres calculistas, que não as comprehendêrão, nem por isso deixarão de tomar nota do que acabavão de ouvir.
Os pretendentes, fazendo-se mutua justiça e reconhecendo que nenhum seria deixado só em campo, levantárão-se ao mesmo tempo para retirar-se.
— Os senhores não vão depois de amanhã ao Club Fluminense ? perguntou Clemência.
— Sim, minha senhora,. responderão tres vozes.
— Pois até o club, meus senhores !... Um momento depois estavão a sós Violante e Clemência.
— Menina, disse a velha, pareceu-me que dirigiste um desafio aos meus tres pretendentes.
— Não foi desafio, minha tia, foi apenas um aprazamento.
— E ousas ainda...
— Tudo : minha tia perdeu-se concedendo-me uma dilação de tres dias.
— Estás a ponto de endoudecer.
— Estou era vesperas de triumphar.
— Lembra-te da minha riqueza.
— O credito também é riqueza, e vossa mercê verá como eu vou ter credito na praça.
— Pois bem ; virás jantar comigo na segunda feira.
— Sim; e minha tia irá jantar comigo na terça.
Ao anoitecer, a tia e a sobrinha se separarão.
V.
No dia seguinte Violante recebeu pelo correio urbano tres cartas anonymas.
Na primeira Ambrosio e Claudiano erão postos pela rua da amargura : suas familias, seu caracter e seus costumes erão horrivelmente despedaçados : em metade da carta predominava a verdade, na outra metade a calumnia espalhava veneno Na segunda as victimas erão Antônio e Claudiano, na terceira Antônio e Ambrosio. Cada um dos pretendentes tinha escripto a sua carta anonyma.
O anonymo nunca é generoso, e muitas vezes é uma indigna mascara que esconde a face abjecta da infamia e da corrupção.
O anonymo é irmão do pasquim.
Mas deixemos observações que não vem ao caso, e prosigamos.
As tres cartas anonymas denionstrão que os tres pretendentes de Violante conservavão-se firmes no seu proposito, constantes no seu amor; não admira : o amor mais constante que geralmente se conhece é o amor do dinheiro ; é um amor que não esfria, e que pêlo contrario se exalta cada vez mais
Entretanto, o que não se pôde bem comprehender, o que a propria D. Violante com toda a sua experiência de 61 annos não seria capaz de explicar, é a festa, a corte, o agrado, o affecto com que dous dias depois no Club Fluminense foi Clemência obsequiada pelos tres pretendentes á mão da velha.
Não foi um só, fórão todos tres que cercarão e renderão mil finezas á formosa moça, que a principio mostrou-se um pouco resentida, e afinal deixou-se commover por elles.
Dir-se-hia que cada um por sua vez se esforçava por demonstrar a Clemência que nunca deixara de morrer de amores por ella.
Antônio, Ambrosio e Claudiano forão iguaes no proceder, no
fallar, e no requestar Clemência: erão tres homens com a mesma alma e o mesmo
coração. Cada um d'elles mereceu da bella moça uma contradansa, uma valsa, e um
passeio ; cada um d'elles, como se todos tres se houvessem para isso ajustado,
declarou a Clemência, jurando por todos os santos do céo, que pedira Violante
em casamento levado pelo desespero de não poder merecer a mão da formosa joven
; e o que esta respondeu muito em segredo a cada um d'elles foi um doce
mysterio, que o Sr. Antônio
(continua...)
MACEDO, Joaquim Manuel de. Os romances da semana. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=43487 . Acesso em: 30 jan. 2026.