Por Pedro Simões
13/10/2025
Segundo um estudo da revista Scientific Reports liderado por pesquisadores de Universidade de Innsbruck, Áustria que analisa milhares de canções escritas em inglês entre as décadas de 1970 e 2020, as letras de música se tornaram mais simples e, além disso, todos os gêneros têm mais palavras ligadas à raiva.
A partir de uma análise de dados de 353.320 canções, os pesquisadores analisaram cinco gêneros musicais: rap, country, pop, R&B e rock. De acordo com estudos recentes de universidades europeias e americanas, as letras de músicas populares se tornaram mais simples, repetitivas e emocionais nas últimas décadas. Essa tendência aparece em gêneros como pop, rap, sertanejo e música eletrônica. Elas se simplificaram na riqueza de vocabulário, legibilidade, complexidade e número de linhas repetidas.
Por exemplo, o número de palavras nas canções diminuiu. Os pesquisadores também afirmam como as letras se tornaram mais negativas e mais pessoais\emocionais. Há uma diferença no gênero: no rap, aumentaram o número de palavras negativas e positivas ao mesmo tempo, mas no R&B, pop e country aumentaram apenas as negativas.
Há também uma diferença marcante quanto ao gênero em relação às músicas recentes e antigas: fãs de rock tendem a preferir obras mais antigas, enquanto fãs de country preferem as mais recentes.
Fonte